Este é uma assunto que causa polêmica e até desconforto para algumas pessoas, mas retratado com muito humor neste quadrinho do site Geek Cats. A CASTRAÇÃO desperta muitas dúvidas e a falta de informação ainda é grande.
Vamos tentar ajudar a população compreender melhor alguns aspectos da castração.
Começamos com a triste constatação: "Existe muito mais animais do que lares interessados em adotá-los."
* Segundo a WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), uma única cadela, com uma vida reprodutiva de 6 anos, pode gerar 100 (cem) descendentes, enquanto uma gata em apenas 2 anos pode deixar 200 (duzentos) descendentes. São números realmente assustadores, desconhecidos da maioria das pessoas. Mas estes números provam que tentarmos reduzir a população com apreensão e eutanásia é, no mínimo, falho, além de ser um crime.
O controle de natalidade (aliado a posse responsável) é uma das formas de evitar o sofrimento dos animais que acabarão sendo abandonados a própria sorte.
O que é a castração?
É é uma cirurgia feita em cães e gatos (fêmeas e machos) para impedir a reprodução desordenada dos animais. Nas fêmeas acontece a retirada do útero, trompas e ovários. Nos machos, retira-se os testículos. A cirurgia é feita com anestesia geral, mas é simples e a recuperação do animal rápida (em torno de 1 semana) - Atenção: este procedimento só pode ser realizado por médicos veterinários, DENUNCIE pessoas que praticam sem licença.
Como será meu animal após a castração?
Será igual como já era, mas será um animail com mais saúde, tranquilidade e higine!
Algumas vantagens da castração em relação a saúde:
- Animais castrados tem menores chances de desenvolver doenças nas vias uterinas, do câncer de mama, útero, próstata e testículos e órgãos genitais;
- A castração elimina a possível "gravidez psicológica" que pode ocorrer em algumas fêmeas após o término do cio (gerando o aumento das mamas, a produção de leite e irritabilidade excessiva);
- Acaba o risco de contrair doenças venéreas: animais que cruzam, principalmente na rua, podem contrair uma doença venérea grave, que se apresenta em forma de tumor maligno).
- Será o fim dos latidos, uivos e miados excessivos que acontecem no período do cio, além do fim das matilhas reunidas no portão da sua casa à espreita da fêmea;
- Também terminará com o estado de excitação por falta de cruzamento (sabe quando o cachorro corre e agarra a perna da sua visita?)
- Fim ou ao menos grande diminuição dos passeios e fugas indesajadas (O cio da femêa desperta nos animais machos um instinto quase incontrolável fazendo com que o animal saia para a rua, o que pode acarretar outros transtornos prigos, graves e até fatias: o animal se envolver em brigas, ser mau-tratado por delinquentes ou acabar perdido sem conseguir retornar para a sua casa.
Quando os animais são castrados estes incômodos podem acabar, ou ao menos ser bastante reduzido, pois o principal motivo para as fugas já não mais será atrativo!
Vantagens relacionadas a higiene:
- Será o fim da perda de sangue, nas cadelas, que geralmente causa alguma sujeira pela casa;
- Inibe o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.
Você cuida bem do seu animal, mas quem garante que a pessoa que adotou o filhote, terá os mesmos cuidados e amor?
Muitos são os casos vistos na SPAP de abandono e maus-tratos.
Foto: Jornal Defesa dos Animais
oi queria saber se ai na Spa fazem a castração,gostaria muito de castra minha cadela e meus dois gatos,eles forão todos abandonados e eu os adotei.
ResponderExcluir