6 de abr. de 2011

Castração!

Este é uma assunto que causa polêmica e até desconforto para algumas pessoas, mas retratado com muito humor neste quadrinho do site Geek Cats. A CASTRAÇÃO  desperta muitas dúvidas e a falta de informação ainda é grande.

Vamos tentar ajudar a população compreender melhor alguns aspectos da castração.

Começamos com a triste constatação: "Existe muito mais animais do que lares interessados em adotá-los."

* Segundo a WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), uma única cadela, com uma vida reprodutiva de 6 anos, pode gerar 100 (cem) descendentes, enquanto uma gata em apenas 2 anos pode deixar 200 (duzentos) descendentes. São números realmente assustadores, desconhecidos da maioria das pessoas. Mas estes números provam que tentarmos reduzir a população com apreensão e eutanásia é, no mínimo, falho, além de ser um crime.

O  controle de natalidade (aliado a posse responsável) é uma das formas de evitar o sofrimento dos animais que acabarão sendo abandonados a própria sorte.

O que é a castração?
É é uma cirurgia feita em cães e gatos (fêmeas e machos) para impedir a reprodução desordenada dos animais. Nas fêmeas acontece a retirada do útero, trompas e ovários. Nos machos, retira-se os testículos. A cirurgia é feita com anestesia geral, mas é simples e a recuperação do animal rápida (em torno de 1 semana) - Atenção: este procedimento só pode ser realizado por médicos veterinários, DENUNCIE pessoas que praticam sem licença.

Como será meu animal após a castração?
Será igual como já era, mas será um animail com mais saúde, tranquilidade e higine!

Algumas vantagens da castração em relação a saúde:
  • Animais castrados tem menores chances de desenvolver doenças nas vias uterinas, do câncer de mama, útero, próstata e testículos  e órgãos genitais;
  • A castração elimina a possível "gravidez psicológica" que pode ocorrer em algumas fêmeas após o término do cio (gerando o aumento das mamas, a  produção de leite e irritabilidade excessiva); 
  • Acaba o risco de contrair doenças venéreas: animais que cruzam, principalmente na rua, podem contrair uma doença venérea grave, que se apresenta em forma de tumor maligno).
Vantagens em relação a tranquilidade:
  • Será o fim dos latidos, uivos e miados excessivos que acontecem no período do cio, além do fim das matilhas reunidas no portão da sua casa à espreita da fêmea;
  • Também terminará com o estado de excitação por falta de cruzamento (sabe quando o cachorro corre e agarra a perna da sua visita?)
  • Fim ou ao menos grande diminuição dos passeios e fugas indesajadas (O cio da femêa desperta nos animais machos um instinto quase incontrolável fazendo com que o animal saia para a rua, o que pode acarretar outros transtornos prigos, graves e até fatias: o animal se envolver em brigas, ser mau-tratado por delinquentes ou acabar perdido sem conseguir retornar para a sua casa.
Quando os animais são castrados estes incômodos podem acabar, ou ao menos ser bastante reduzido, pois o principal motivo para as fugas já não mais será atrativo!

Vantagens relacionadas a higiene: 
  • Será o fim da perda de sangue, nas cadelas, que geralmente causa alguma sujeira pela casa;
  • Inibe o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.

EVITE AS NINHADAS INDESEJADAS!!!
Você cuida bem do seu animal, mas quem garante que a pessoa que adotou o filhote, terá os mesmos cuidados e amor?
Muitos são os casos vistos na SPAP de abandono e maus-tratos.

Foto: Jornal Defesa dos Animais

Um comentário:

  1. oi queria saber se ai na Spa fazem a castração,gostaria muito de castra minha cadela e meus dois gatos,eles forão todos abandonados e eu os adotei.

    ResponderExcluir

Aguarde aprovação! Obrigada